Thursday, March 25, 2010

Os caminhos da Energia e o Desenvolvimento Sustentável.

Um pouquinho de aula sobre por onde caminha a energia que recebemos do nosso astro rei Sol:

Os caminhos da Energia

O Sol é a fonte primária de energia para os sistemas do planeta Terra, quer direta ou indiretamente. A quantidade de energia que chega do Sol à Terra por m2, num plano perpendicular ao solo, é variável e tem o valor médio entre 1,365 – 1,370 KW/m2, o que equivale a aproximadamente 47% dos raios incidentes sobre as camadas superiores da atmosfera, de onde apenas entre 1-2% são incorporados aos ecossistemas através da fotossíntese - energia química. Nos ecossistemas, a energia entra em cada nível trófico sendo utilizada nas reações metabólicas e dissipada sob forma de calor. Na combustão há transformação da energia química contida nos combustíveis orgânicos (lenha, carvão, etanol, biomassa, biodiesel) e fósseis (gás, petróleo, carvão mineral) sob forma de calor, trabalho mecânico e energia elétrica. A energia elétrica também pode ser produzida através das águas (hidrelétricas e marés), dos ventos (eólica), pelos materiais radiativos (energia nuclear) e diretamente pelo sol (células fotoelétricas).


Os sistemas Energéticos
 A produção de energia que sustenta tanto a natureza quanto sociedade humana atual, envolve diferentes transformações da matéria e fluxos de energia. A energia térmica é relacionada com a combustão e composição dos materiais, a energia solar é absorvida pela clorofila dos vegetais através da fotossíntese, a energia elétrica depende da condutibilidade e movimentos ocorridos na estrutura externa das partículas (átomos e moléculas) e a energia química é convertida em calor pelos seres vivos através do metabolismo dos alimentos. 

Por isso tudo, é importante entender as relações “matéria, energia, natureza, e humanidade” que formam os sistemas energéticos.

Mas, e o que isso quer dizer afinal???  
Que o Brasil, país privilegiado pela sua localização geográfica (latitude e longitude) recebe Energia solar em maior quantidade e por mais dias durante o ano, tem a capacidade de ser auto-suficiente neste tipo de Energia, bastando para isso investir em pesquisa e tecnologia para substituição de sua matriz energética atual para Energia Solar. Fato que não irá ocorrer tão cedo, leia mais detalhes em Energia Solar no Brasil.

Dados coletados em:
Radiação Solar. Arquivos de aula Agrometereologia. (Edgar Ricardo Schoffel). 

 A lei de Beer aplicada na atmosfera terrestre. (Echer, E.; Souza, M.P. e Schuch, N.J.)




Monday, March 22, 2010

Dia Mundial da Água - Você sabia que,,,?

Dia Mundial da Água - você sabia que....?

Água líquido precioso e indispensável para a vida no planeta, isso é fato indiscutível, aprendido desde os primórdios de nossa educação. Neste dia dedicado ao líquido mais precioso do planeta, que deveria ter considerado seu peso em ouro, vamos fazer algumas ponderações:

  • Que o planeta Terra devia se chamar planeta Água (um paradoxo), porque possui aproximadamente 70% de água na sua superfície, você já sabia.
  • Que o corpo humano também é composto de aproximadamente 70% de água, você também já sabia.
  • Que as cidades estão sofrendo com as enxurradas, com mais intensidade, por causa da impermeabilização do solo, você, ser habitante das cidades, já tem sentido na própria pele.
  • Que a região nordeste é a região que tem o menor índice pluviométrico médio anual, chamado comumente de chuvas, é fato concreto e que está se estendendo por outras regiões brasileiras, tem sido muito comentado pela mídia, então você provavelmente também já sabia.
  • Que na África, ainda morrem milhares de crianças diariamente por falta, não do tratamento da água, mas por falta da própria água, é matéria de vestibular, portanto conhecida da grande maioria, pelo menos dos vestibulandos - milhares de brasileiros.
MAS VOCÊ SABIA QUE EXISTE ÁGUA "VIRTUAL" ???
  Não, não! Não tem nada a ver com informática ou meios digitais, nada disso. Água virtual é um conceito novo que define a água que não vemos, mas que somos responsáveis pelo seu uso, através da produção dos bens de consumo diário da população. Quer exemplos? 
  • cada calça jeans vem encharcada com 11 mil litros de água gastas na produção do algodão (isso serve para todos as roupas feitas de algodão que você veste ou usa)
  • um carro consome 14.800 litros de água na sua produção até chegar na concessionária
  • um litro de álcool combustível (etanol) para este mesmo carro gasta 7.700 litros de água na sua produção (para quem se esqueceu, o nosso etanol é produzido pela fermentação da cana-de-açúcar)
  • 1 litro de suco de laranja, refrescante e saudável (tem Vitamina C), gasta 3.700 litros de água - na plantação da laranja, naturalmente.
  • 1 copinho de cerveja, consome 2.400 litros de água na sua produção
  • 1 xícara grande de café (um canecão) gasta 140 litros de água, na plantação do café
  • 1 litro de leite: 3.000 litros de água para a criação da vaca
  • 1 quilo de arroz: 3.000 litros de água na plantação
  • 1 quilo de trigo: 1.350 litros de água na plantação
  • e finalmente, 1 quilo de carne bovina (não importa se é de primeira ou de terceira...) consome 16.000 litros de água na criação do boi (inclui plantar o pasto, fabricar a ração, matar a sede do boi, o transporte do mesmo para o frigorífico e o processamento de sua morte..)
Pense nisso quando for comer seu delicioso churrasco no  final de semana, lá no sítio do seu amigo, o que envolve gasto de combustível (seja seu ou não o carro), consumo de bebidas (alcoólicas ou não), consumo de acompanhamentos (arroz, pão e outros), e é claro, o uso de roupas (sem elas seria preso por atentado ao pudor...), ahhh e não esquecendo do cafezinho para finalizar.

A crítica reflexiva se extende não só aos carnívoros do planeta, mas também os vegetarianos e naturalistas - que também usam roupas feitas do mais puro algodão - e andam de carro.

O que é preciso mudar então? Pense nisso.

(dados coletados na Unesco).

Atualização de alguns dados do Relatório Brundtland

Você sabia que o dinheiro anual gasto com a corrida armamentista seria suficiente para que não houvesse mais nenhum país com fome?

Segundo o Relatório Brundland, Nosso Futuro Comum, editado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, os gastos anuais na corrida armamentista foram U$ 950 bilhões ou 2,5 bilhões por dia, em 1985. 
Veja abaixo quais seriam os gastos com atividades para melhorar o meio ambiente e as pessoas que nele vivem, no mesmo ano:
        Plano de ação para florestas tropicais:1,3 bi/ano (em 5 anos = 12 horas gastos)
        Plano de ação para desertificação: 4,5 bi/ano (em 20 anos = 2 dias de gastos)
        Decênio de Água e Esgoto: 30 bi/ano (em 10 anos = gastos de 10 dias)
        Planejamento familiar: 1 bi/ano

Sabe quanto foi gasto entre 1999 e 2008 segundo a ONG sueca Stockholm International Peace Research Institute (Sipri) (Fonte BBC em 08/06/2009)..?

        Aprox: entre U$1.200 e 1.500 bilhões/ano em 2008 (41% EUA)
        Aumento de 4% em relação à 2007 e 45% em relação à 1999
        EUA contribuíram com 55% do aumento entre 1999 e 2008
        China e Rússia triplicaram seus gastos
        Representam 2,4% PIB global de 2008 = U$ 217,00/habitante

Leia alguns dados sobre os "gastões" do planeta:
        Boeing: maior produtoras de armas (EUA), lucrou ano passado U$ 30,5 bi
        As primeiras 20 empresas são americanas ou européias
        Existem 8,4 mil ogivas nucleares operacionais: 2mil disponíveis para lançamento em minutos< link aqui>
        América do Sul: aumento de 50% em 10 anos (Brasil - status grande potência regional e Colômbia – combate as Farc)
        China quadruplicou gastos em 10 anos (é a segunda em 2008 = 6% do total)

Classificação na listagem de 2009:
1.EUA: U$ 580 bi
2. França: U$ 74.700 bi (2008/2009)
3. China: U$ 59 bi
5. Japão: U$ 48.860 bi
6. Alemanha: U$ 45.930 bi
8. Rússia: U$ 40 bi
9. Arábia Saudita: U$ 31 bi
10. Coréia: U$ 28.940 bi
11. Índia: U$ 26.500 bi
13. Brasil: U$ 25.400 bi

No site da CIA (2005/2006) você encontrará todos os dados que quiser a este respeito, observe abaixo os gastos equivalentes em PIB:
        Brasil 2,6% (PIB 2006 = R$12.500 p/hab)
        Paquistão 3%
        Rússia 3,9%
        EUA 4,06%
        El Salvador 5%
        Israel 7,3%
        Iraque 8,6%
        Oman e Arábia Saudita 10%

Quer mais?????