Thursday, March 25, 2010

Os caminhos da Energia e o Desenvolvimento Sustentável.

Um pouquinho de aula sobre por onde caminha a energia que recebemos do nosso astro rei Sol:

Os caminhos da Energia

O Sol é a fonte primária de energia para os sistemas do planeta Terra, quer direta ou indiretamente. A quantidade de energia que chega do Sol à Terra por m2, num plano perpendicular ao solo, é variável e tem o valor médio entre 1,365 – 1,370 KW/m2, o que equivale a aproximadamente 47% dos raios incidentes sobre as camadas superiores da atmosfera, de onde apenas entre 1-2% são incorporados aos ecossistemas através da fotossíntese - energia química. Nos ecossistemas, a energia entra em cada nível trófico sendo utilizada nas reações metabólicas e dissipada sob forma de calor. Na combustão há transformação da energia química contida nos combustíveis orgânicos (lenha, carvão, etanol, biomassa, biodiesel) e fósseis (gás, petróleo, carvão mineral) sob forma de calor, trabalho mecânico e energia elétrica. A energia elétrica também pode ser produzida através das águas (hidrelétricas e marés), dos ventos (eólica), pelos materiais radiativos (energia nuclear) e diretamente pelo sol (células fotoelétricas).


Os sistemas Energéticos
 A produção de energia que sustenta tanto a natureza quanto sociedade humana atual, envolve diferentes transformações da matéria e fluxos de energia. A energia térmica é relacionada com a combustão e composição dos materiais, a energia solar é absorvida pela clorofila dos vegetais através da fotossíntese, a energia elétrica depende da condutibilidade e movimentos ocorridos na estrutura externa das partículas (átomos e moléculas) e a energia química é convertida em calor pelos seres vivos através do metabolismo dos alimentos. 

Por isso tudo, é importante entender as relações “matéria, energia, natureza, e humanidade” que formam os sistemas energéticos.

Mas, e o que isso quer dizer afinal???  
Que o Brasil, país privilegiado pela sua localização geográfica (latitude e longitude) recebe Energia solar em maior quantidade e por mais dias durante o ano, tem a capacidade de ser auto-suficiente neste tipo de Energia, bastando para isso investir em pesquisa e tecnologia para substituição de sua matriz energética atual para Energia Solar. Fato que não irá ocorrer tão cedo, leia mais detalhes em Energia Solar no Brasil.

Dados coletados em:
Radiação Solar. Arquivos de aula Agrometereologia. (Edgar Ricardo Schoffel). 

 A lei de Beer aplicada na atmosfera terrestre. (Echer, E.; Souza, M.P. e Schuch, N.J.)




No comments: