Tuesday, May 21, 2013

Recorde em Emissões de CO2

Recorde de emissões terrestres de CO2 - gás carbônico - emissões de gases de efeito estufa.

Ocorreu neste mês de maio de 2013 a ultrapassagem do pico máximo de concentração de 400 ppm de gás carbônico enviados para a atmosfera terrestre (399,52 ppm em Mauna Loa-Hawai).
Desde o início da Revolução Industrial, quando começamos consumir combustíveis fósseis, esta medição foi estimada em 280 ppm.

Gráfico atual e os dados para o CO2 atmosférico

imagem do site: Co2now.org


Por estudos posteriores e acompanhamento das medições sistematicamente desde anos 50, ultrapassar 400 ppm significa um marco drástico, praticamente fora do limite de controle, significando um aumento de 2 graus na temperatura média da Terra e muita instabilidade climática.

O sistema climático da Terra responde por loops de feedbacks, o que significa que quanto mais quente, mais eventos climáticos extremos,  quanto mais eventos extremos, mais o sistema se re-alimenta (tempestades, chuvas intensas em pouco espaço de tempo, enchentes, calores extremos, neves e frentes frias mais intensas).
E quanto mais consumo de combustíveis fósseis, mais gás carbônico na atmosfera, que re-alimenta o efeito estufa.

Enquanto isso, os políticos que governam nosso país, generalizando para os outros (países), só sabem olhar para seus umbigos, sua companha eleitoral, seus interesses em aprovar projetos que lhes favorecem encher seus próprios bolsos.

Diminuir o consumo jamais, estimular a gastança em carros e entupir as cidades com engarrafamentos sem fim, sim.
Mas e quanto a planejar o futuro baseado em consumo moderado, em energia limpa ou pelo menos, menos agressiva? Que tal a energia solar? e a dos ventos? das marés? mais alguma...?
Porque não usar a racionalidade na irracionalidade? não fizeram isso com o Acordo Nuclear? (quem entende de globalização sabe do que falo).

Sem ser determinista sendo, o futuro não está muito favorável para nós seres vivos do planeta Terra!

Escrito inteiramente por mim, qualquer semelhança é mera coincidência de desabafos!




No comments: