Na exploração do pré-sal não existe problema - nem técnico, nem econômico - que o país não possa solucionar sem a presença das empresas estrangeiras. Com relação ao saber fazer, a Petrobras é líder mundial de tecnologia na produção de petróleo em águas profundas. Com relação aos investimentos necessários, o BNDES que disponibiliza crédito para tantas empresas privadas, inclusive transnacionais, bem que poderia emprestar para a Petrobrás.
Este blog é um meio de colaborar com a Educação e a Sustentabilidade Ambiental, através da divulgação da informação crítica.
Thursday, October 17, 2013
A entrega do Campo de Lira - denúncia
Na exploração do pré-sal não existe problema - nem técnico, nem econômico - que o país não possa solucionar sem a presença das empresas estrangeiras. Com relação ao saber fazer, a Petrobras é líder mundial de tecnologia na produção de petróleo em águas profundas. Com relação aos investimentos necessários, o BNDES que disponibiliza crédito para tantas empresas privadas, inclusive transnacionais, bem que poderia emprestar para a Petrobrás.
Monday, September 9, 2013
Cadê os Amarildos da BAhia?


Sunday, September 1, 2013
DIREITOS INDÍGENAS: MOBILIZAÇÃO NACIONAL-Constituição
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil convoca mobilização nacional em defesa da Constituição Federal
Que os direitos constitucionais dos povos indígenas, dos quilombolas e de outras populações tradicionais, assim como os seus territórios, encontram-se sob forte ataque por parte de interesses econômicos poderosos, que defendem o seu direito à propriedade mas não respeitam os nossos direitos coletivos à nossa terra sagrada, e ainda querem tomar para si as terras públicas e os seus recursos naturais;
Que há uma ofensiva legislativa sendo promovida pela bancada ruralista contra os direitos originários dos nossos povos, os direitos de outras populações tradicionais e os direitos de todos os brasileiros ao meio ambiente saudável, por meio de dezenas de projetos de lei e emendas à Constituição – em especial a PEC 215/00, PEC 237/13, PEC 038/99, PL 1610/96 e PLP 227/12 – que afrontam, inclusive, acordos internacionais assinados pelo Brasil, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e a Declaração da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas;
Que o próprio governo federal tem mantido uma conduta omissa, em relação aos direitos dos povos, e conivente com os interesses dos ruralistas e do latifúndio, nossos inimigos históricos, que durante o ano passado aprovaram um novo Código Florestal adequado aos próprios interesses e este ano pretendem aniquilar direitos indígenas ao território. Uma conduta que se materializa em medidas como a Portaria Interministerial 419/2011, a Portaria 303/2012 da Advocacia-Geral da União, e o Decreto 7957/2013, e que se traduz, dentre outras, nas paralisações: da demarcação das terras indígenas, da criação de unidades de conservação, da titulação de quilombos e da implementação da reforma agrária.

http://www.trabalhoindigenista.org.br/noticia.php?id_noticia=166
Saturday, August 24, 2013
132 anos de aquecimento em 52 segundos
132 anos de aquecimento em 52 segundos.
Preocupante, muito preocupante!
A Nasa publicou um vídeo onde mostra o aquecimento global nos últimos 132 anos, e pode-se perceber que o aquecimento aumentou muito após a Terceira Revolução Industrial após a década de 70. As medições modernas de CO2 iniciaram em 1850 com 285 ppm, as quais aumentaram para 400 ppm neste ano (2013), um valor de alerta geral. Pode-se fazer uma correlação com o aumento de temperatura. Mais a concentração de CO2 na atmosfera, maior a temperatura média do planeta.
Segundo a NASA, para que tenhamos apenas 50% de chances de aumentar apenas 2 graus na temperatura MÉDIA da Terra, é necessário que a concentração de CO2 não ultrapasse 450 ppm até 2050, de acordo com o acordo. Este limites foram acordados em 2007 na COP 15.
De acordo com a projeções, a concentração de CO2 está aumentando 3 ppm por ano, e desta forma, ultrapassará os 450 ppm antes de 2030!!
Saturday, June 15, 2013
Copa do Mundo. Para quem e para quê?
Copa do Mundo. Para quem e para quê?
Enquanto governos e patrocinadores enaltecem a realização dos megaeventos no Brasil, um contingente de milhares de brasileiros, em grande parte composto por pessoas em situação de vulnerabilidade social, vem sofrendo as mais variadas violações de direitos humanos. É neste contexto que se inicia neste sábado, em Brasília, a Copa das Confederações, um evento que será um ensaio para o mundial de futebol, que ocorrerá em 2014 no Brasil.
Para debater a realização de megaeventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a revista IHU On-Line desta semana entrevistou uma série de especialistas e representantes dos Comitês Populares da Copa do Mundo espalhados por todo o país.
Tuesday, May 21, 2013
Recorde em Emissões de CO2
Ocorreu neste mês de maio de 2013 a ultrapassagem do pico máximo de concentração de 400 ppm de gás carbônico enviados para a atmosfera terrestre (399,52 ppm em Mauna Loa-Hawai).
Desde o início da Revolução Industrial, quando começamos consumir combustíveis fósseis, esta medição foi estimada em 280 ppm.

imagem do site: Co2now.org
Por estudos posteriores e acompanhamento das medições sistematicamente desde anos 50, ultrapassar 400 ppm significa um marco drástico, praticamente fora do limite de controle, significando um aumento de 2 graus na temperatura média da Terra e muita instabilidade climática.
O sistema climático da Terra responde por loops de feedbacks, o que significa que quanto mais quente, mais eventos climáticos extremos, quanto mais eventos extremos, mais o sistema se re-alimenta (tempestades, chuvas intensas em pouco espaço de tempo, enchentes, calores extremos, neves e frentes frias mais intensas).
E quanto mais consumo de combustíveis fósseis, mais gás carbônico na atmosfera, que re-alimenta o efeito estufa.
Enquanto isso, os políticos que governam nosso país, generalizando para os outros (países), só sabem olhar para seus umbigos, sua companha eleitoral, seus interesses em aprovar projetos que lhes favorecem encher seus próprios bolsos.
Diminuir o consumo jamais, estimular a gastança em carros e entupir as cidades com engarrafamentos sem fim, sim.
Mas e quanto a planejar o futuro baseado em consumo moderado, em energia limpa ou pelo menos, menos agressiva? Que tal a energia solar? e a dos ventos? das marés? mais alguma...?
Porque não usar a racionalidade na irracionalidade? não fizeram isso com o Acordo Nuclear? (quem entende de globalização sabe do que falo).
Sem ser determinista sendo, o futuro não está muito favorável para nós seres vivos do planeta Terra!
Escrito inteiramente por mim, qualquer semelhança é mera coincidência de desabafos!
Saturday, April 27, 2013
Mudanças do Clima: curso on line para professores Ensino Médio

O primeiro curso de aprendizagem on-line sobre Mudança do Clima para os professores do ensino secundário já está disponível.Este kit de treinamento inovador, intitulado UNESCO Curso para professores do ensino secundário sobre Mudanças Climáticas Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CCESD) é projetado para dar aos professores a confiança, através de uma série de programas de seis dias, para ajudar os jovens a compreender as causas e conseqüências das mudanças climáticas hoje .
Sunday, April 21, 2013
DAMocracy impacto socio-ambiental das barragens
DAMOCRACY - documentário inédito sobre hidrelétricas no Brasil
Uma luta única por sobrevivência e justiça
Dirigido pelo premiado documentarista canadense Todd Southgate e produzido pela organização turca Doga Denergi, com apoio das ONGs International Rivers e Amazon Watch e do Movimento Xingu Vivo para Sempre, o filme traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e o meio ambiente, colocando em cheque o discurso que aponta a hidreletrcidade como fonte de energia limpa.
A semelhança entre o projeto turco e os planos do governo brasileiro para os rios da Amazônia é evidente. Assim como no Brasil, a Turquia planeja construir mais 1.500 hidrelétricas nos rios Tigre e Eufrates, e não só o país, mas Iraque, Irã e Siria sofrerão enormes impactos nos seus reservatórios de água doce.
Thursday, April 18, 2013
Índios e a PEC 215
Por que correram, deputados?






Monday, March 25, 2013
Recorde na emissão de gases do aquecimento global
Terra atinge recorde na emissão de gases do aquecimento global.
A emissão de gases-estufa na atmosfera atingiu um novo recorde no ano passado, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A liberação de CO2 atingiu 391 partes por milhão (ppm). Estima-se que, se este número chegar a 400 ppm, 90% dos recifes de corais, lar de grande parte da biodiversidade marinha, estariam comprometidos.
A relação entre os dois índices deve-se ao fato de os mares serem os maiores sorvedouros de CO2. Desde o início da era industrial, por volta de 1750, 375 bilhões de toneladas de gás carbônico foram lançadas na atmosfera. Metade ficou no globo; sendo a maior parte nos oceanos - um percentual menor foi recolhido pelas florestas do planeta.
A outra metade, no entanto, está na atmosfera, serve como um cobertor ao planeta, esquentando-o e dando margem a previsões cada vez mais pessimistas. O recorde na liberação de CO2 encontrado pela OMM corrobora um outro estudo, divulgado segunda-feira, pelo Banco Mundial. A organização alertou que, mantida a inércia atual, a Humanidade caminha para a liberação de 800 ppm em meados do século, o que aumentaria a temperatura global em 4º C.
Fonte: Jornal da Ciência
Wednesday, January 16, 2013
AQUECIMENTO GLOBAL: A tendência a longo prazo continua

AQUECIMENTO GLOBAL: A tendência a longo prazo continua
Sciences
- ABA - Associação Brasileira de Antropologia
- Agência de Ciência e Tecnologia
- As maiores descobertas científicas do milênio
- Ciência Hoje
- Fritjof Capra
- Os dez mais belos experimentos de física
- Quid+ Ciência para Infanto-Juvenil (SBQ)
- Science in School
- Union of Concerned Scientists
- Voyage vers L'Infiniment Petit - Mecânica Quântica
Environmental Sciences
- ANDI - Comunicação e Direitos
- ANDI - Mudanças Climáticas
- APOEMA - Educação Ambiental
- Alt Energy Stocks
- Ambiente Brasil
- CNDA - Conselho Nacional de Defesa Ambiental
- Climate Action - Alterações Climáticas (CE)
- Club of Rome
- Creadees
- Earth System Research Laboratory
- Eco Desenvolvimento
- Eco House Footprint
- EcoLiteracy (Fritjot Capra)
- Ecoa
- Fundação Heinrich Böll Stiftung
- Green Peace - Brasil
- ISA - Instituto Socio Ambiental
- La Insignia
- Mercado Ético
- Mudanças Climáticas - Grupo de Pesquisa do INPE
- Museu Sócio Ambiental
- PNUMA - Educação Ambiental
- Pesquisa e Decrescimento (Degrowth)
- Planeta Sustentável
- Pratos limpos - Alimentos Transgênicos
- Programa de Educação Ambiental - A última Arca de Noé
- Rede Brasileira de Educação Ambiental
- Rede de Educação e Informação Ambiental - GO
- Sociedade do Sol
- World Watch - Vital Signs
- World Watch Institute - Vision for a Sustainable World
Permaculture, Agroecology, BioArchiteture
- A Casa na Montanha
- Agrofloresta
- Bio Arquiteto
- Bio Arquitetura - Lecy Picorelli
- Cal Earth - superadobe
- Casa da Latoeira
- Diário da Horta
- Diário de Vida Natural
- Eco Casa Portuguesa
- EcoCentro
- Gardena
- Guia Verde
- Horta suspensa
- I will try
- Idéias Sustentáveis
- Marsha Hanzi
- Paixão da Horta
- Perma Coletivo
- Permacultura Pedagógica
- Permacultura e Cia
- Permaculture Media Download
- Rede Permear
- Sete Lombas
- Sitios dos herdeiros
- Small scale
- Spiral Seed
- Sustain a blog
- Sustentável na Prática
- TIBÁ - Tecnologia Intuitiva e Bio Arquitetura
- Universidade Gaia
- Vida Sustentável
- Vitor Lotufo
Journals
- Cidadania e Meio Ambiente
- Ciência e Cognição
- Ciência em Foco - Unicamp
- Ciência na Escola (Science in School)
- ComCiência
- Contactos - Revista de Educação em Ciências e Engenharia (méxico)
- Eco 21
- Ensaio
- Enseñanza de las Ciencias
- Investigações em Ensino de Ciências
- Links da Revista Electrônica de Enseñanza de Las Ciencias
- Links Revistas Electrónicas Educación
- Links Revistas Portal Dialnet-Universidad de La Rioja
- Nature
- News Scientist
- Novedades Educativas
- Physics World
- Portal de Periódicos da Capes
- Public Library of Science
- Qualis-Capes
- Revista Brasileira de Educação Ambiental
- Revista Digital Pré-Univesp
- Revista Eletronica do Mestrado em Educação Ambiental - REMEA
- Revista Eletrônica de Jornalismo Científico
- Revista Ibero-Americana de Ciências ambientais
- Revista Iberoamericana de Educação
- Revista SuperInteressante: acervo digital (1987- 2007)
- Revista Veja Digitalizada (desde 1968 até agora)
- Scientific American - Brasil
- Springer
- Volume project