Sunday, May 16, 2010

Projetos que geram Créditos de Carbono - Avalie você mesmo

Voltando aos créditos de carbono - RCEs

 Estas são alguns exemplos de empresas que possuem créditos de carbonos e os vendem no mercado de ações para empresas altamente poluidoras localizadas em países desenvolvidos.
As informações sobre seus projetos “sustentáveis” estão em seus próprios sites. Avalie você mesmo.

Projetos:
Plantar – MG – siderurgia: reflorestamento de eucalipto para produção de carvão. Não tem metodologia apurada de melhoria do processo de carbonização. Cada tonelada de ferro produzida com árvores de reflorestamento gera 1,1 ton de CO2, contra 1,9 ton de CO2 produzida pelo método convencional de usar carvão mineral (fóssil). Ainda assim, gera poluição e não compensa a natureza. Além de estar praticando monocultura de eucalipto na Serra da Mantiqueira do Espírito Santo, ato nada sustentável, visto ser o eucalipto uma planta não nativa que consome o lençol freático, impedindo que outras plantas à sua volta sobrevivam.


Lages Bioenergética e Tactebel – SC - energia: evitar emissões provenientes da decomposição de pilhas de resíduos de madeira, das madeireiras, co-geração de energia. Projeto “sustentável” que consiste em aproveitar resíduos vegetais de outras indústrias, os quais ficariam a céu aberto, sem aproveitamento, gerando metano por exemplo. Não leva em conta no seu projeto que ao queimar estes resíduos, também gera GEE (gases de efeito estufa).  


Alta Mogiana- SP – etanol: co-geração de energia do bagaço de cana e aumento da eficiência na produção de vapor na produção de etanol para vender energia à rede nacional. Tem imagem negativa no mercado internacional por praticar trabalho escravo e poluição ao meio-ambiente.


Nova Gerar Ecoenergia- SP e RJ – energia: aproveitamento do gás metano de aterro sanitário para produção de energia e tratamento do chorume. De qualquer forma há emissão de CO2 no ambiente proveniente da queima do metano para geração de energia, e o CO2 emitido pelos aterros sanitários não é computado.


Em outro post colocarei as empresas poluidoras que compram os créditos de carbono.


No comments: