Saturday, October 16, 2010

A Ciência feita por Brasileiros

Estas são uma amostra de uma série de entrevistas voltadas para professores e estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, mostrando a Ciência que se faz em nosso país, especialmente nas unidades de pesquisas ligadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Este é um projeto idealizado e coordenado por Vera Pinheiro, com iniciativa do MCT.
Estas entrevistas estão no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Eu escolhi três depoimentos que achei muito relevantes para a desmistificação da ciência e do cientista.


Assista aqui:

Dr. Sérgio Mascarenhas - Carioca, ele é um grande divulgador da ciência. Se formou químico, físico, é professor emérito do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, foi professor visitante em HarvardPrincetonMIT e fellow do Institute for Advanced Study de Princeton, é Membro Honorário do Instituto de Estudos Avançados (IEA) fundador e atual coordenador do IEA-USP de São Carlos.  A vida profissional do Dr. Sérgio é tão surpreendente que o melhor mesmo é dar uma coconsultada no Currículo Lattes dele. 



A seguir:

Maria de Jesus Coutinho Varejão – Pesquisadora, há 40 anos trabalha no INPA/MCT. Um laboratório cheio de ácidos e de vidros, que exige todo um cuidado, é apresentado logo aos alunos de PIBIC Júnior que lá vão trabalhar. Aprendeu a ler com 3, 4 anos e aos 5 já era alfabetizada. Muito curiosa, filha de pais professores e nascida na Paraíba, concluiu o segundo grau no Recife porque queria fazer sua formação em Engenharia Química na UFPE. O mestrado em Química Analítica Inorgânica ela cursou no Rio de Janeiro e o doutorado em Biologia (Ecologia) foi feito no INPA, na Amazônia. Ela conta que correu muito nos paralelepípedos de Recife durante a época da Revolução... Hoje, voltada para a Química Analítica, trabalha com produtos florestais e com a toxidade da madeira na área florestal. “Um móvel ou uma casa não podem ser construídos com madeira que seja tóxica”, alerta a pesquisadora.






Mais vídeos diretamente do site no Canal de Vera Pinheiro 



No comments: