Thursday, March 3, 2011

Belo Monte: Manifestação de líderes indígenas em Londres.

Mais uma vez a polêmica construção da hidrelétrica de Belo Monte leva manifestantes as ruas pra protestar e chamar a atenção das autoridades internacionais européias:



Numa viagem de 10 dias pela Europa, passando por Paris, Genebra, Oslo e Londres, um grupo de líderes indígenas da Amazônia denunciou o impacto que a construção da hidrelétrica de Belo Monte causará em suas comunidades e ao meio-ambiente. Não só Belo Monte, mas está prevista a instalação de um complexo de hidrelétricas na Bacia Amazônica.

A manifestação ocorreu em data de ontem, 02/03, contando com a presença de inúmeros simpatisantes do movimento, grupos indígenas e seus líderes, em frente à filial do BNDES em Londres (o qual financia a obra).

De acordo com Sheyla Yakarepi Juruna, representante da tribo Juruna no rio Xingú, a construção de Belo Monte causará inundações de terras e o deslocamento dos povos locais, índios e não índios, milhares de pessoas. O governo brasileiro não tem ouvido os apelos do grupos Amazônicos, por isso os líderes estão recorrendo à sensibilização dos governos internacionais.

Para aumentar a eficiência energética, o governo brasileiro tem inúmeros projetos de construção de novas e imensas hidrelétricas, com duas já em construção, Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira, em Rondônia. Também assinou um acordo com o governo do Peru para construir pelo menos mais 6 usinas nas terras dos índios Ashaninka do Rio Ene (nome de uma parte do Rio Amazonas, no Peru).

Uma licença prévia do Ibama, concedida em janeiro, para início das obras em Belo Monte, foi suspensa pela Justiça Federal do Pará, no último dia 25/01, e também proíbe o BNDS de transferir recursos à Norte Energia S/A, consórcio responsável pela construção.  Mas a AGC (Advocacia Geral da União) acaba de entrar com recurso, em data de hoje, 03/03, para derrubar a suspensão.

Não é a primeira suspensão e nem o último recurso, muitas águas ainda irão rolar!!


Para saber mais:
Polêmica do Rio Madeira: Jirau e Santo Antônio  
The moviment for tribal peoples
Biografia dos líderes indígenas
Uma leitura crítica do RIMA 1
Uma leitura crítica do RIMA2

No comments: