Friday, August 19, 2011

Mobilização global contra Belo Monte


Mobilização global  contra Belo Monte

No próximo sábado, 20/08, o Brasil vai às ruas para protestar contra a destruição da Amazônia. E diversos países nos cinco continentes realizam atos de solidariedade em frente às Embaixadas/Consulados brasileiros no dia 22/08.
Nos últimos meses, a população brasileira vem testemunhando sucessivas agressões contra a Amazônia e os povos da floresta:
1. O governo autorizou o início da construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu
2. A Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Código Florestal que diminuem a proteção das nossas matas
3. Lideranças comunitárias na Amazônia continuam sendo vítimas de assassinato e violência na região
Você pode ajudar a proteger a Amazônia
Diversos protestos estão sendo organizados no Brasil. O próximo sábado, 20/08, será marcado por atividades contra a construção de Belo Monte e contra as mudanças no Código Florestal em diversos estados.
E, no dia 22/08, diversos países nos cinco continentes vão mostrar sua solidariedade ao povo brasileiro, protestando em frente às Embaixadas/Consulados Brasileiros ao redor do mundo.
Participe!
1.No site Xingú Vivo, você encontra a lista das atividades programadas no Brasil (20/08) e internacionalmente (22/08)
2. Se você tiver informações adicionais sobre cidades, países, locais e horários de protestos e concentrações, por favor, encaminhe para o email: campanhaxingu@gmail.com.
3. Registre sua atividade com fotos e vídeos, e envie para: campanhaxingu@gmail.com, Xingu Vivo no Facebook e @xinguvivo.
O Xingu agradece!
.

2 comments:

Karen said...

Que chique, fiz uma busca sobre belomonte no google e o seu blog aparece duas vezes e na primeira pagina do google. E aconteceu mesmo essas manifestacoes no Brasil? E serviram pra alguma coisa? Bjs

Zara said...

Aconteceram sim, e estão conseguindo mobilizar a opinião pública sobre os projetos megalomanícos do governo brasileiro previstos para a amazônia.

No Brasil, as maiores manifestações aconteceram em Altamira, Belém e São Paulo. Houve ainda manifestações em Manaus, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Salvador, Santarém, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis

No exterior, manifestantes se reuniram em frente a embaixadas e consulados do Brasil em 24 cidades de 18 países: Inglaterra, Portugal, Turquia, França, Miami, São Francisco, Rússia, entre outros.

A repercussão tem sido grande nas redes sociais e nos meios de comunicações tradicionais (tv, jornais), isso faz crescer o nível de esclarecimento sobre as consequências desastrosas dos projetos do governo federal (leia-se Dilma...).

Bjs e volte sempre