Sunday, October 23, 2011

Novo Código de Mineração é feito sem consulta popular e com indiferença ao ambiente




Novo Código de Mineração é feito sem consulta popular e com indiferença ao ambiente
A partir do novo código de mineração serão definidas jazidas de interesses estratégicos ou de “elevado potencial”, e seus respectivos prazos de concessão.


O governo também pretende regulamentar por leis específicas como funcionará a mineração em faixa de fronteira, terras indígenas e águas minerais.
“Na mudança do código de mineração querem que a mineração avance em áreas que hoje têm restrições legais, como em Unidades de Conservação de Uso Sustentável, Zonas de Amortecimento e Zonas de Fronteira. Também nas áreas indígenas, quilombolas e de outras populações. Veja como as mudanças no código florestal e o de mineração estão articuladas”.
Para Alexandre Gonçalves, da CPT, no final das contas, poucos ficam com os lucros. Os prejuízos socioambientais é que são socializados entre a população.“Existem muitos exemplos aqui em Minas, como a Votorantim que poluiu o Rio São Francisco com metais pesados. E essas riquezas são exportadas, 90% do minério de ferro e nióbio retirado no Brasil são exportados, quase sem pagar impostos”, critica.
Leia a matéria completa aqui

2 comments:

Karen said...

Pois é. Ontem eu estava vendo a lista de peixes contaminados por mercurio, e descobri dezenas de especies amazonicas contaminadas...nao dá nem pra comer esses peixes grandes carnívoros mais, por causa do mercúrio acumulado nos niveis tróficos que vai todo para eles.

Zara said...

Hà mais de 15 anos que faço este alerta sobre a contaminação do mercurio nos peixes. Como não escutamos quase mais nada do assunto, pensamos que não existe mais. Mas está aí, presente como nunca.