Tuesday, November 29, 2011

Começou ontem a COP 17 na África

  

Começou ontem a COP 17 na África

COP 17 de 28/11 a 09/12/2011

Principal intenção da Conferência do Clima é evitar um retrocesso ao Protocolo de Kyoto, acordo climático que está à beira do fim.

 

Além de tentar avançar na direção à um acordo global quanto à redução das emissões de carbono o outro ponto será ratificar o Protocolo de Kyoto, único acordo climático existente (e consistente), em que a maioria dos países desenvolvidos se comprometem a ter metas de redução das emissões (exceto um dos maiores poluidores do mundo, os EUA, que nunca o assinou). 

O Protocolo de Kyoto expira em 2012 e se não for estendido não haverá nada em seu lugar. Ou seja, o que já está ruim ficará pior.   

 O terceiro ponto a ser debatido por representantes de mais de 190 países que participam do encontro é estabelecer quem paga e quem recebe dinheiro de um “fundo verde” climático. 

Atualmente, o maior emissor de gases-estufa do mundo é a China, mas ela resiste em se comprometer com metas de corte enquanto os EUA não o fizerem. 

Rússia, Japão e Canadá, por sua vez, alegam não ver sentido em assumir novo compromisso enquanto os maiores poluidores não o fazem. Mora aqui o impasse.  

(by Zara Hoffmann)

No comments: