Tuesday, March 13, 2012

6th World Water Forum – Tempo para soluções


Tempo para soluções é o lema do 6th World Water Forum iniciado ontem e segue até dia 17/03, na França.

image

O evento ocorre a cada três anos, sob organização do Conselho Mundial da Água, formado por aproximadamente 400 integrantes de 140 países.

O objetivo do fórum é elaborar metas técnicas e políticas para a conservação, proteção, planejamento,  gestão e  uso da água em todo o planeta. Nas discussões, haverá espaço para o Banco Mundial e o Banco Central Europeu falar sobre o financiamento de projetos relativos à água.

Segundo dados da ANA (Agência Nacional das Águas) o Brasil produz cerca de 12% da água doce superficial do planeta e aqui também está localizada grande parte da maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica.

A reunião foi aberta com chamados de advertência das Nações Unidas de que as mudanças climáticas e o crescimento demográfico provocaram um aumento da pressão mundial sobre a água.

Declarando que "os desafios são imensos e os números são tenazes", o chefe de governo francês lembrou que "o número de seres humanos que não têm acesso à água potável são contabilizados em bilhões". E "o número de mortos a cada ano devido aos riscos sanitários é contado em milhões", acrescentou Fillon. "Esta situação não é aceitável", declarou o primeiro-ministro, que é também titular do ministério de Ecologia da França.

Um  relatório da ONU divulgado ontem (12/03) afirma que a demanda pela água é tal que será necessária uma mudança radical dos hábitos de seu uso.
 
leia mais aqui e aqui e aqui.

No comments: