Friday, April 2, 2010

Brasil e Energia Nuclear - I

Energia Nuclear, assunto delicado, controverso, que levanta adeptos de ambos os lados: prós e contras.



Eu particularmente sempre fui contra o uso da energia atômica, uma energia poderosíssima, na qual qualquer descuido ou ação pervertida pode causar danos praticamente irreversíveis ao meio-ambiente, se pensarmos em termos de tempo para recuperação, pode superar em muito a nossa passagem pelo planeta (milhares de anos no caso de urânio e plutônio).
Mas o assunto está na boca do povo, na mídia, nos meios políticos e acadêmicos, portanto vamos estudar isso um pouco e aos poucos.

1.     O Brasil irá produzir o gás de urânio o UF-6 (hexafluoreto de Urânio) e o UF-4 (tetrafluoreto de urânio) na usina que deverá estar pronta em 2011 em Iperó-SP.

 esta é Angra

2.     A mesma usina irá fabricar o combustível nuclear para abastecer o submarino atômico que está sendo desenvolvido pela Marinha Brasileira também em Iperó,  (ainda em protótipo), numa produção de 40 ton/ano. (leia mais..)

Yellow cake

3.     Esta unidade de enriquecimento/beneficiamento pretende ser um protótipo para aperfeiçoamento da produção do UF-6 e UF-4, com isto o Brasil poderá fechar o ciclo nuclear e entrar para a seletiva lista dos países que o dominam. O ciclo consiste em: minério – gás UF-6 e UF-4 – massa enriquecida (yellow cake) – combustível – construção de reatores – estocagem de resíduos. A Marinha vai dominar todas as fases do processo.
Mineração em Catité -Bahia



Bom, e o que nos interessa isso? diria você que está aqui, de passagem (ou não). Dois motivos nos interessam:
  1. Isso nos arremete como um futuro fornecedor internacional de combustível atômico, urânio enriquecido e serviços no setor, já que a energia nuclear para produção de energia elétrica tem sido o assunto do dia nos meios nacionais e internacionais.

  1. Essa movimentação nos ajuda a entender a posição do Brasil em relação ao Irã, defendendo o direito do mesmo ao uso pacífico da Energia Nuclear.
  
  • A Constituição Brasileira (art.21, parágrafo XXIII, alínea a) tem um dispositivo que só admite atividade nuclear no país para fins pacíficos e mediante aprovação do congresso.

  • Quer dizer que o Brasil domina a tecnologia de enriquecimento de urânio a 20% ou mais, mas tomou a decisão política de fazer abaixo disso para afastar desconfianças internacionais.

  • Com isso tem acalmado a AIEA (Agencia Internacional de Energia Atômica), que entre outras, tem a função fiscalizadora. Pelo menos até maio, quando ocorrerá uma conferência (ocorre a cada 5 anos) e provavelmente a pressão sobre o Brasil irá aumentar.

  • Mas que pressão? O fato é que o Brasil não assinou o tratado de inspeção internacional exigido pela Agência. Entendeu porque defende o direito do Irã no mesmo quesito? Desde que seja para fins pacíficos, todos podem.

(continua...)

No comments: