Wednesday, July 14, 2010

Créditos de Carbono: Porque e para que?

Créditos de Carbono: Porque e para que?

Créditos de Carbono também conhecidos como RCEs (Reduções Certificadas de Emissões) os quais podem muito bem ser chamados de Certificados que autorizam a poluir! 
  • O diretor executivo da European Climate Exchange, Patrick Birley, é um expert no mercado de carbono. Ele afirma que aproximadamente 95% dos créditos de carbono comercializados no mundo são efetuados através de sua bolsa (Bolsa Européia do Clima).
  • Em seu discurso em um evento organizado pelo Instituto de Assuntos Europeus e Internacionais (Irlanda, Nov.2009) o mercado de carbono (que você pode assistir aqui), Patrick Birley afirma sobre os créditos de carbono:
Não reduz nem uma tonelada de carbono liberada na atmosfera. Não tem nada a fazer com isso. Trata-se do limite máximo. O limite máximo é o mecanismo que produz um volume menor no longo prazo do carbono que vai para a atmosfera.”
Mas para que serve então o mercado de carbono?
A comercialização de carbono implica não só em dinheiro, ela representa uma empresa lucrativa para seus investidores.
Quem é o mercado?
  • Segundo Birley, são quatro grupos: compensadores de compromisso, investidores, árbitros e especuladores.
  • Justamente os mesmos que desencadearam a crise do não – pagamento das hipotecas (final de 2008). Grupos que fazem dinheiro com o dinheiro e o risco de outros.
Mas afinal qual é o limite máximo?
  • Não há limite máximo para a especulação na permissão para poluir. Uma empresa sediada em países desenvolvidos pode poluir quanto queira, desde que compre os créditos compensatórios. 
Sabe o que significa?


Que NÃO há redução real das emissões de carbono, porque o que uma empresa emite aqui é compensado acolá.


Sabe quanto custa um crédito de carbono?


um crédito = 1 tonelada de CO2 = 10 euros





No comments: