Wednesday, June 30, 2010

Vazamento de Petróleo: Golfo do México x Nigéria

Golfo do México

O mundo todo está preocupado com o vazamento de petróleo no Golfo do México, o qual já atingiu a costa dos Estados Unidos. A última estimativa publicada pelo governo americano é que, entre 35 e 60 mil barris de petróleo por dia estão sendo despejados no mar.
Um acidente sem precedentes na história dos EUA, causado pela negligência e corte nos custos de operação da plataforma (segundo congressistas americanos).
Várias tentativas de conter o vazamento da BP foram inúteis, e afirma-se que outras petroleiras também não estão preparadas para conter estes tipos de vazamentos.


Oceanógrafos e biólogos detectaram vários fenômenos decorrentes do gigantesco vazamento de petróleo: golfinhos e tubarões começaram a aparecer perto das praias da Flórida, em águas rasas onde normalmente não se arriscam; milhares de arraias, caranguejos e peixes pequenos estão se aglomerando em um pier do Alabama, enquanto pássaros cobertos de petróleo estão entrando em pântanos e desaparecendo.


Golfo         PatonoGolfo

Cerca de 5,5 milhões a 9,5 milhões de litros de petróleo por dia vazam do poço, a 80 quilômetros da costa da Louisiana, nas águas do golfo. Pressionada pelo governo, a BP concordou em criar um fundo de US$ 20 bilhões para indenizar as pessoas e empresas afetadas pelo vazamento.

Nigéria: Petróleo vaza há 50 anos no Delta do Rio Níger


Grandes vazamentos de petróleo não são novidades na Nigéria. O delta do Níger, onde a riqueza em baixo da terra é desproporcional à pobreza dos que nela vivem, é submetido a um vazamento equivalente ao do Navio Exxon Valdez no Alasca por ano (41 milhões de litros, em 1989).
O petróleo vaza quase todas as semanas. Nenhum outro lugar da Terra tem sido tão poluído pelo petróleo.
O vazamento de um duto da Royal Dutch Shell foi fechado há poucas semanas, depois de vazar por 2 meses!! Não há mais um ser vivo nos mangues, nem camarões ou caranguejos – várias pessoas dependem da sua coleta para sobreviver.
Os vazamentos são causados por dutos enferrujados, nunca fiscalizados ou em manutenção. As empresas alegam sabotagem, mas a fiscalização e a leis são ineficientes.
"Não temos a imprensa internacional para cobrir o que acontece aqui, então ninguém se preocupa"


  Nigeria Niger
                    
Porque o desastre do golfo paralisa um país e um presidente?


Ninguém está preocupado com o vazamento na Nigéria, onde nada menos que 2 bilhões de litros vazaram no Delta do Níger nos últimos 50 anos ou cerca de 41 milhões ao ano, concluíram especialistas.
A Shell, principal empresa exploradora, opera em milhares de quilômetros quadrados, segundo a Anistia Internacional. Colunas envelhecidas de válvulas nos poços de petróleo se destacam entre palmeiras. Às vezes o petróleo jorra delas, mesmo que os poços estejam desativados.

Leia mais em  Jornal da Ciência e link das fotos da Nigéria e link para as fotos Golfo do México

2 comments:

Chris said...

ok,
as estimativas atuais sao d que o vazamento da BP eh um Exon/Valdez por dia.
o vazamento ja vai a mais d 80 dias... e sem previsao d diminuir mais do q ja esta diminuido...
com a diferenca q na nigeria, e em valdez, o efeito e relativamente localizado.
assim q a estacao dos furacoes entrar d vez... nao quero nem pensar!, a porcaria do oleo vai acabar saindo do golfo proprio e entrando na corrente do golfo, q cai na corrente do atlantico norte e vai a costa da europa. as conseguencias desse vazamento vao ser muuuuuito mais aterradoras do se imagina atualmente. se brincar, a noruega ainda vai sentir os efeitos desse vazamento....isso tudo se ficar so no giro do atlantico norte... proporcoes globais mesmo....

Zara said...

Nesta semana vi uma eportagem sobre a mancha de óleo que se expandiu e atingiu todas as praias dos estados americanos que são banhador pelo Golfo. Os próximos na mira da mancha:o próprio México e Cuba.
Impossível prever o tamanho da catástrofe ambiental.