Thursday, October 16, 2014

Crise Mundial da Água: São Paulo

Crise Mundial da Água: São Paulo


Há algum tempo que venho comentando, aqui em casa e com amigos, sobre os níveis de água do sistema Cantareira em São Paulo. Notadamente, a imprensa (leia-se os canais mais assistidos pelo povo) apenas noticia umas notinhas rápidas sobre o assunto e sempre com uma "amostra" de entrevista com a Sabesp ou como governador, os quais afirmam que não há, e nem haverá, racionamento. As mídias paralelas vem mostrando um racionamento, que de disfarçado não tem nada, seja à noite, seja durante o dia, seja durante algumas horas do dia, e até mesmo um dia inteirinho de 24 horas sem receber água em casa. Fato que levou muitos moradores a instalarem caixas de água em suas casas - sábia decisão.
Mas a política estava às portas, as campanhas de reeleição iniciaram já no ano passado. Ou será há mais tempo e isso nem percebemos - mas esse não é outro assunto, pois tudo está ligado. O interesse maior de quem está no poder é se manter no poder. Chegaram as ditas eleições e muitos políticos responsáveis diretamente pela gestão da cidade foram reeleitos! A população é cega? surda? o que aconteceu? está tudo aí na frente dos nossos narizes, mas fazemos "ouvidos de mercador".
Agora que o poder se mantém, a mídia, leia-se novamente - a mídia que a maioria assiste (segundo as estatísticas), vem mostrando o caso com  mais assiduidade, claro, não é possível mais esconder o fato consumado - a metrópoles do Brasil vai ficar sem água.


Logo abaixo é um mapa do Sistema Cantareira, formado pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e seus afluentes que foram transpostos e interligados para formarem este sistema de abastecimento. Suas nascentes estão na Serra da Mantiqueira na divisa de São Paulo com Minas Gerais.


Bacias PCJ e Sistema Cantareira
Florespi


Uma postagem de Júlio Boaro aqui, trás detalhes de como o sistema funciona.


aqui está uma publicação de Antonio Fernando Pinheiro Pedro sobre a história desde o século XIX, de como foi concebido e implantado este sistema de captação, reserva e distribuição da água, uma obra de engenharia complexa, que sustentou o maior polo urbano do país por décadas. Mas que desde 2008,  além de sofrer de uma seca interminável, está entregue à má gestão de políticos (eleitos e reeleitos pelo povo, lembrem-se).


Mais interessante ainda é a reportagem da IHU que você pode ler aqui sobre o Hidronegócio. Ééee, hidronegócio, água vale milhões na bolsa!


E se quiser se aprofundar no entendimento desta crise, que não está circunscrita à Grande São Paulo, pois é uma crise mundial anunciada para os próximos 20 (ou menos) anos, vale a penar ler o livro lançado recentemente por Karen Piper da Universidade de Minnesota - The Price of Thisrt: Global Water Inequality and the Coming Chaos (O preço da sede:a desigualdade da água e o advento do caos) disponível na Amazon (em inglês).


Algumas imagens captadas na internet mostrando o antes e o depois (estarrecedor no país mais rico em água do planeta!)


Sistema Cantareira, antes e agora.
Ambiente Legal

No comments: