Tuesday, June 29, 2010

Água: guerra pelo líquido precioso começou?

Água: guerra pelo líquido precioso começou?

Rio Nilo : Nove países africanos brigam pelas sua águas
O Rio Nilo banha, de um lado, os países desérticos Egito e Sudão, os quais dependem totalmente do rio para sobreviver e do outro lado, Uganda, Etiópia, Ruanda, Tanzânia e Quênia ...... que abastecem a corrente do rio.....
Milhares, senão milhões de pessoas dependem de suas águas, bebem, tomam banho, pescam, transportam suas mercadorias e plantam.
Há uma década os nove países banhados pelo Nilo negociam o que fazer para dividir os recursos e proteger o rio em tempos de mudanças climáticas, ameaças ambientais e aumento de população.
Segundo Henriette Ndombe, diretora executiva do Nile Basin Iniciative (instituição intergovernamental estabelecida em 1999 para supervisionar o processo de negociação e cooperação) é uma negociação séria e há pontos críticos como a secular questão:
 A quem pertence o Nilo?
O debate está sob âmbito da legislação internacional e o Egito a defende até com ações militares.
Egito e Sudão argumentam que a Lei está com eles desde a época que a Inglaterra controlava parte da região (Tratados de 1929 e 1959), estes tratados garantem aos dois países “utilização plena das águas do Nilo” e o poder de vetar qualquer projeto de represamento no Leste da África. A prioridade para Uganda é a geração de energia e a construção de mais represas. Construindo represas rio acima, o Egito tem menor vazão.
A Etiópia, fonte do Nilo Azul que se junta ao Nilo Branco em Khartoum e garante 86% da vazão, não tem direito a nada.

Em abril, num acordo de “uso equitativo e racional”, o qual Egito e Sudão se recusaram a assinar – só assinam se forem protegidos seus direitos históricos - os outros países perderam a paciência, alguns consideraram isso como um insulto – cobrar direitos sem obrigações.
Os diplomatas do Quênia, da Etiópia e de Uganda – países onde chove muito – conhecem a dependência do Egito das águas do Nilo, mas não se conformam em não poder utilizar um recurso tão valioso.
As mudanças climáticas e o aumento populacional – Egito tem hoje 79 milhões de hab e deve chegar aos 122 milhões até 2050 e nos países rio acima o crescimento ainda é maior, os 83 milhões de etíopes hoje serão 150 milhões daqui a 40 anos!
“Pode ser o começo de um conflito.”
Leia ais em ingles no The Guardian ou taduzida no EcoDebate.

No comments: