Saturday, June 12, 2010

Economia Azul: Zero Emissões de GEE

Nossa sociedade está acostumada ao consumo de produtos que geram desperdício e poluição, o que causa desperdícios dos recursos limitados do planeta.

Sociedade injusta, devastação do meio-ambiente, concentração de renda, aumento da fome e da pobreza, geração absurda de resíduos tóxicos, são algumas das consequências do modelo econômico que o mundo adotou na modernidade.

Até agora o modelo de nosso economia depende do crescimento perpétuo, exigindo cada vez mais investimentos e mais recursos. O que leva a uma sociedade injusta e enviesada de economias e ecossistemas devastados.

Sugerido como um relatório ao Clube de Roma, a economia deve ser mais eficaz e colaborativa, verdadeiramente sustentável, com a introdução de inovações que permitam menos investimento e que acumule capital e não dívidas, o que significa emissões zero.

Günter Pauli (economista e ambientalista) é o fundador da Economia Azul, uma alternativa de Zero Emissões ou Zeri - Zero Emission Research and Initiatives.

Uma economia baseada na Inovação Tecnológica, em Modelos da Natureza e Nenhum Resíduo, isto equivale a aplicar a máxima de Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!”

Leia mais em:

Entrevista traduzida no Portal EcoDebate

Site do Economia Azul ou Blue Economy

No comments: