Sunday, April 25, 2010

Brasil e a Energia Nuclear - VI

As reservas de urânio do Brasil

·         Atualmente o Brasil tem 309 mil toneladas de reservas de U3O8  (óxido de urânio) nas minas em exploração em Minas Gerais, Bahia e outros estados. Isso é apenas o que foi encontrado até hoje em 25% do território nacional. A prospecção futura poderá encontrar outros depósitos significativos - somos apenas a 7ª. reserva mundial por enquanto.

·         Se forem instaladas mais 6 usinas, além de Angra 1,2 e 3, como são os planos futurísticos do governo, o gasto das mesmas será de 130 mil ton por toda sua vida útil, estimada em 40anos. Isso nos dá uma sobra de 180 mil ton de minério de urânio.

·         O investimento para estas usinas está estimado em  3 a 4 bilhões de reais em 10 anos, mais 7 bilhões por usina, num total de aproximadamente 53 milhões de reais.


Você sabia que.......?   Antes das usinas brasileiras Angra 1 e 2 já se produzia lixo radiativo proveniente do tratamento das areias monazíticas das praias do Espírito Santo?

  • As areias, também chamadas de terras raras (possuem elementos actnídeos e lantanídeos da tabela periódica)
  • Lixo esse denominado torta II de aspecto pastoso, o qual está acumulado em silos ou piscinas de 500 m3 em Itu, onde há 6 silos contendo 3.500 ton de tortaII. 
  • Em Poços de caldas há um depósito com 3000 ton. 
  • A torta II é rica em tório (lixo produzido entre 1948 e 1976). Após este período não houve mais interesse comercial na separação do tório e urânios das terras raras o único material ainda retirado é o Cério. 
  • Este lixo contamina o meio ambiente local, por ser solúvel em água e haver rachaduras nos silos, a contaminação encontrada no lençol freático é com rádio-228, um sub-produto do tório-232 inicial.



No comments: