Monday, April 26, 2010

Energia Nuclear _ Chernobyl 24 anos (26/04/1986 - 2010)

Após vários dias escrevendo sobre Energia Nuclear e o Brasil, pesquisando, lendo, tentando entender como um reator funciona, o que fazer com o lixo, qual o rendimento da eletricidade, os custos benefícios e muito mais. Devo confessar, que após ler vários documentos onde a Energia Nuclear é citada como a salvadora do mundo no quesito Energia para continuar o desenvolvimento, quase me convenceram de que é a melhor saída. Mas disse "quase", porque é impossível esquecer as histórias dos acidentes que marcaram a história deste planeta e nossas mentes.
Pouco tempo após eu vir morar em Goiânia aconteceu o acidente de Chernobyl - mas onde fica esse lugar? - pensei, tão longe, lá na Rússia, e num curto espaço de tempo, eu me via sendo protagonista de outro acidente aqui mesmo. De naturezas diferentes, por motivos diferentes? Não, acidentes nucleares causados por displicência de autoridades. Marcas que ficam por toda a vida na vida dos que sobraram...
Poderia ficar meses lendo e escrevendo, mas a imagens falam por si:







Chernobyl em 2008

















A Usina













A Cidade Fantasma - a usina ao fundo















O reator depois da explosão













Os trabalhadores retirando o entulho (que cena tão familiar)












 outra do reator explodido
















Um Café em Prypriat, a cidade que ficava há 3 Km, onde moravam os empregados da usina, antes da explosão.











O mesmo local em 1996.













Ainda o mesmo local, hoje.













Para saber mais visitem o site de Elena Filatova, onde poderão encontrar um arquivo muito bem organizado com fotos, filmes, diários, tudo bem documentado. Os créditos das fotos acima são de Elena e sua moto, que viajam todos os anos pelos locais hoje abandonados na Bielorrússia.

 http://www.angelfire.com/extreme4/kiddofspeed/ e

http://www.elenafilatova.com/

Que possamos refletir sobre o mundo que estamos deixando para o futuro do planeta Terra.

No comments: