Wednesday, April 14, 2010

Brasil e Energia Nuclear - II

TNP – Tratado de Não Poliferação da Energia Nuclear

O Brasil se recusa a assinar este tratado extra, desde há muitos anos, e pelo visto não está pretendendo assinar, nem sob pressão, conforme pode-se perceber pelas palavras do Ministro Samuel Pinheiro Guimarães, ver no portal da Força Aérea publicadas no Estadão do dia 28/03/201: -  “...se quiserem suspeitar, que suspeitem, o Brasil não se deixa intimidar” .

A pressão sob o Brasil deve aumentar com o protocolo adicional da AIEA no qual qualquer país que desenvolva energia nuclear para fins pacíficos, deve se submeter a inspeções detalhadas de uma comissão internacional, inspeção essa que seria efetuada a qualquer momento, de surpresa, onde o país inspecionado teria que mostrar o detalhamento técnico de suas atividades.

Atualmente o Brasil tem assinado, o acordo internacional com a AIEA, os quais tem permissão para a inspeção periódica, agendada, e é claro, sem acesso a detalhes de nossa tecnologia. Afinal mais que isso será uma invasão de domicílio e um atentado à soberania nacional de qualquer país.

É isso que está perturbando a paz de diversos governantes e agitando a reunião que está ocorrendo no momento nos EUA.

Outro ponto importante neste tratado complementar é o fato de que os países que não ainda possuem tecnologia nuclear não poderão mais desenvolvê-la, ficando condicionados aos preços do mercado internacional.


(continua...)

No comments: